A reunião fez parte do Curso do Serviço de Oncologia Gastrointestinal da BP, com coordenação do Dr. Arnaldo Urbano Ruiz
Realizada em 23 de maio de 2024, a última Reunião do Grupo de Peritônio do Curso do Serviço de Oncologia Gastrointestinal da BP abordou a técnica desenvolvida pelo Dr. Pedro Barrios Sanches, no Hospital de Barcelona, que vem permitindo a redução de estomas em cirurgias citorredutoras realizadas em pacientes com carcinomatose peritoneal.
A técnica foi trazida ao país pelo Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, Coordenador do Centro de Doenças Peritoneais do Hospital A Beneficência Portuguesa - BP, que frequentou o serviço há alguns anos e pode verificar pessoalmente os benefícios.
“O Dr. Pedro Barrios Sanches é um exímio cirurgião, extremamente capaz, e desenvolveu uma técnica de anastomose que minimiza o risco de fístula.
Como a carcinomatose na válvula ileocecal e no ligamento sigmoideano são bastante frequentes, em muitos casos é preciso fazer a ressecção colorretal”, explica o Dr. Arnaldo.
Nos casos em que o paciente com carcinomatose precisa de uma ou mais anastomoses, pode ser necessária a realização da ileostomia durante a cirurgia.
Na aula, participaram o Dr. Matheus Castelo Prudente, fellow do Departamento de oncologia gastrointestinal da BP, que apresentou a técnica de Barrios; e a Dra. Bruna Latrônico Palma, que integra o grupo de peritônio da BP, que trouxe a experiência do grupo e a constatação da redução de estomas nas cirurgias com e sem HIPEC.
O Dr. Arnaldo destacou, ainda, a importância deste trabalho do Dr. Pedro Barrios, que é inédito.
“Com a introdução desta técnica, fazemos a citorredução de forma correta e que com menos estoma. Taxa zero de estoma não existe, mas é possível diminuir muito os estomas e os riscos a ele relacionados”, concluiu.
Comments